A TAP anunciou o lançamento de uma nova rota direta entre Faro, capital do distrito do Algarve, e o Funchal, capital da Ilha da Madeira, com início a 2 de junho e operação até 11 de setembro.
Os voos serão operados duas vezes por semana, às segundas e quintas-feiras, com aeronaves Embraer 190, com capacidade para 106 passageiros.
Às segundas-feiras, o voo parte do Funchal às 20h50 e regressa de Faro às 23h15. Às quintas-feiras, o voo parte do Funchal às 06h10 e regressa de Faro às 08h35.
O Aeroporto Gago Coutinho, em Faro, está a reforçar a sua oferta de voos diretos para o verão, somando um total de 86 rotas para 75 destinos.
Além do Funchal, Faro passará também a oferecer novas ligações a três mercados internacionais: Nova Iorque, nos Estados Unidos, com a United Airlines a partir de maio; Helsínquia, com a Finnair; e Reiquiavique, com a Play.
Segundo a ANA – Aeroportos de Portugal, com este reforço da conectividade aérea, o Algarve passará a estar ligado a 22 mercados internacionais. Para o verão de 2025, está prevista uma média de 821 frequências semanais, o que representa um aumento de 8 % face ao mesmo período do ano passado.
O Secretário Regional da Economia, Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, afirmou que a retoma desta ligação entre a Madeira e Faro ‘é uma excelente notícia’ para a Madeira e para o Algarve, ‘reforçando a coesão territorial e promovendo uma maior mobilidade’ para os nossos cidadãos.
‘Esta ligação direta facilita o acesso entre duas importantes regiões turísticas do país, estimulando não só o turismo interno, mas também criando novas oportunidades para residentes, empresários e estudantes que necessitam de se deslocar com maior frequência e conforto’, disse.
Eduardo Jesus sublinhou que, tal como nas ligações a Lisboa, Porto e Ponta Delgada, ‘os passageiros residentes na região beneficiarão do Subsídio Social de Mobilidade nas viagens entre o Funchal e Faro’.